açãoentreamigos

 

Notícias

Ano Laicato

Ano Laicato

Dioceses de todo o País, durante a festa de Cristo Rei, no dia 26 de novembro, celebrarão o...

Pastoral do Dízimo

Pastoral do Dízimo

Você sabe a importância da sua partilha com o dízimo e as dimensões que ela atende? Povo de...

Nossa Senhora de Guadalupe

Nossa Senhora de Guadalupe

Nossa Senhora de Guadalupe Hoje celebramos na Igreja uma data muito especial. Lembramos-nos da...

Consagração a Imaculada Conceição

Consagração a Imaculada Conceição

 Solenidade Imaculada Conceição Consagração de si mesmo a Jesus Cristo, a Sabedoria...

Crianças refugiadas no Brasil publicam livros contando suas histórias e sonhos

Crianças refugiadas no Brasil publicam livros contando suas histórias e sonhos

Segundo Conare, mais de 9 mil refugiados vivem no Brasil Da redação, com Agência BrasilOs...

todasnoticias

Artigos

Previous Next
  • 1
  • 2
Palavra do Pároco Dezembro 2017 A liturgia e o tempo do  Advento e...
Palavra do Pároco Janeiro 2018             Queridos irmãos e irmãs com alegria estamos...
Palavra do Pároco Novembro 2017 Conhecendo nosso padroeiro: São Martinho nos ensina a viver a CARIDADE Impelido com...
Palavra do Pároco Outubro 2017      SÃO MARTINHO E OS SENTIMENTOS CRISTÃOS    Com cinco anos de...
Palavra do Pároco Setembro 2017     Que a paz esteja com todos vocês!    A VIDA DE SÃO MARTINHO DE...
Palavra do Pároco Agosto 2017     Que a paz esteja com todos vocês.    Com alegria, iniciamos nosso...

banner-laicato-postDioceses de todo o País, durante a festa de Cristo Rei, no dia 26 de novembro, celebrarão o início do Ano Nacional do Laicato. Com o intuito de promover a transformação da sociedade, traz como tema "Cristãos leigos e leigas, sujeitos na 'Igreja em saída', a serviço do Reino".

O bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão Episcopal Especial para o Ano do Laicato, Dom Severino Clasen, afirma que a intenção é trabalhar a mística do apaixonamento e seguimento a Jesus Cristo. "Isto leva o cristão leigo a tornar-se, de fato, um missionário na família e no trabalho, onde estiver vivendo", disse o bispo.

O Ano do Laicato terá como objetivo geral: "Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade".

O destaque ficará por conta do estudo e prática do Documento nº 105 e demais documentos do Magistério, em especial do Papa Francisco, sobre o Laicato, estimulando a participação e atuação dos leigos e leigas. Além disso, durante este período, serão realizados seminários regionais e temáticos, eventos, publicação de livros e de mensagens.

Dom Severino espera que o Ano do Laicato sirva de motivação para que a sociedade se engaje cada vez mais com as questões sociais, propondo, debatendo e apresentando ideias. "O legado que a celebração quer deixar é o envolvimento de toda a sociedade para que faça a auditoria da dívida pública. Como fazer? Com o espírito cristão, com a luz do Espírito Santo, com a consciência de igreja para transformar o mundo", declarou.

Neste Ano, a Igreja irá buscar aprofundar a identidade, a vocação, a espiritualidade e a missão dos fiéis leigos. Cada diocese e comunidade brasileira são convidadas a participar deste tempo.

"Aos leigos compete, por vocação própria, buscar o Reino de Deus, ocupando-se das coisas temporais e ordenando-as segundo Deus. Vivem no mundo, isto é, no meio de todas e cada uma das atividades e profissões, e nas circunstâncias da vida familiar e social, as quais como que tecem a sua existência. Aí os chama Deus a contribuírem, do interior, à maneira de fermento, para a santificação do mundo, através de sua própria função; e, guiados pelo espírito evangélico e desta forma, manifestarem Cristo aos outros, principalmente com o testemunho da vida e o fulgor da sua fé, esperança e caridade." (Conc. Vat. II, Lumen Gentium 31).

Durante o Ano do Laicato, também, serão comemorados os 30 anos do Sínodo Ordinário sobre os Leigos (1987) e da Exortação Apostólica Christifideles Laici, de São João Paulo II, sobre a vocação e a missão dos leigos na Igreja e no mundo (1988). A comemoração terá como eixo central a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas como "ramos, sal, luz e fermento" na Igreja e na sociedade. (texto adaptado do site da CNBB)

Durante a homilia, Dom Peruzzo destacou a importância dos fiéis leigos para a Igreja e as dificuldades que eles enfrentam para viver a fé no seu dia a dia na sociedade. "É mais fácil crer dentro da Igreja do que fora dela. Os leigos celebram a fé dentro da Igreja, mas é fora dela que são enviados a testemunhar", afirmou.

O Arcebispo também apontou que os leigos são os primeiros a serem questionados por conta da fé. "A vida do leigo tem fortes traços de cruz e que estão a pedir a nossa oração". Por fim, Dom Peruzzo fez um pedido ao clero. "Deixemo-nos ensinar por aqueles que creem que apanham por primeiro e falam e choram por último".

 

Oração do Ano Laicato:

Ó Trindade Santa, Amor pleno e eterno, que estabelecestes a Igreja como vossa “imagem terrena”: Nós vos agradecemos pelos dons, carismas, vocações, ministérios e serviços que todos os membros de vosso povo realizam como “Igreja em saída”, para o bem comum, a missão evangelizadora e a transformação social, no caminho de vosso Reino. Nós vos louvamos pela presença e organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil sujeitos eclesiais, testemunhas de fé, santidade e ação transformadora. Nós vos pedimos, que todos os batizados atuem como sal da terra e luz do mundo: na família, no trabalho, na política e na economia, nas ciências e nas artes, na educação, na cultura e nos meios de comunicação; na cidade, no campo e em todo o planeta, nossa “casa comum”. Nós vos rogamos que todos contribuam para que os cristãos leigos e leigas compreendam sua vocação e identidade, espiritualidade e missão, e atuem de forma organizada na Igreja e na sociedade à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres. Isto vos suplicamos pela intercessão da Sagrada Família, Jesus, Maria e José, modelos para todos os cristãos. Amém!

Fonte: http://www.diocesedeblumenau.org.br

e http://arquidiocesedecuritiba.org.br

 

O Martinho

INFORMATIVO O MARTINHO-DEZEMBRO  193 x 229

 

Destaque

Videos


                     Ver Mais Vídeos