Notícias

Ano Laicato

Ano Laicato

Dioceses de todo o País, durante a festa de Cristo Rei, no dia 26 de novembro, celebrarão o...

Pastoral do Dízimo

Pastoral do Dízimo

Você sabe a importância da sua partilha com o dízimo e as dimensões que ela atende? Povo de...

Nossa Senhora de Guadalupe

Nossa Senhora de Guadalupe

Nossa Senhora de Guadalupe Hoje celebramos na Igreja uma data muito especial. Lembramos-nos da...

Consagração a Imaculada Conceição

Consagração a Imaculada Conceição

 Solenidade Imaculada Conceição Consagração de si mesmo a Jesus Cristo, a Sabedoria...

Crianças refugiadas no Brasil publicam livros contando suas histórias e sonhos

Crianças refugiadas no Brasil publicam livros contando suas histórias e sonhos

Segundo Conare, mais de 9 mil refugiados vivem no Brasil Da redação, com Agência BrasilOs...

Pastoral do Dízimo

nova-logo-do-dízimo-com-nomesVocê sabe a importância da sua partilha com o dízimo e as dimensões que ela atende?

Povo de Deus, após anos de debate e estudos sobre o dízimo no Brasil fomos abençoados pelo Documento da CNBB 106 - O dizimo na comunidade de fé : Orientações e propostas com sua 1ª edição em 2016, esse rico documento trouxe nos muita luz no que se refere ao dízimo dentro da nossa Igreja, com auxílio dessa ferramenta conseguimos entender melhor a importância da partilha, gostaríamos de compartilhar aqui com vocês o que o documento nos diz sobre as dimensões religiosa, eclesial, missionária e caritativa.

 

Na página 22 do Doc.106-CNBB temos a seguinte explicação:

"A contribuição com o dízimo é um modo de reconhecer que Deus é o Senhor de todos os bens (dimensão religiosa),

de manter as estruturas eclesiais no âmbito paroquial e diocesano (dimensão eclesial)

e de partilhar os recursos, em vista do crescimento do Reino de Deus (dimensão missionária)

e do serviço da caridade (dimensão caritativa).”

 

Nas páginas 23 e 24 temos o esclarecimento de cada dimensão:

29. "… a religiosa: tem a ver com a relação do cristão com Deus. Contribuindo com parte de seus bens, o fiel cultiva e aprofunda sua relação com aquele de quem provém tudo o que ele é e tudo o que ele tem, e expressa, na gratidão, sua fé e sua conversão…”

30. “… a eclesial. Com o dízimo, o fiel vivencia sua consciência de ser membro da Igreja, pela qual é corresponsável, contribuindo para que a comunidade disponha do necessário para realizar o culto divino e para desenvolver sua missão…”

31."…a missionária. O fiel, corresponsável por sua comunidade, toma consciência de que há muitas comunidades que não conseguem prover suas necessidades com os próprios recursos e que precisam de colaboração de outras…”

32. "…dimensão caritativa, que se manifesta no cuidado com os pobres, por parte da comunidade. Uma das características das primeiras comunidades cristãs era de que “entre eles ninguém passava necessidade”, por tudo “ era distribuído conforme a necessidade de cada um” (At 4, 34-35)…”

 

Estimados, podemos entender que não existe nenhuma dimensão mais importante ou que possa ser deixada de lado em detrimento de outra, as 4 dimensões formam uma unidade, o que é muito bem representada pelo coração em 4 partes, aliás, unidade e comunhão é a base da nossa Santa Igreja, a Divina Trindade, somos parte do corpo de Cristo, “ Vós todos sois o corpo de Cristo e, individualmente, sois membros desse corpo” (1Cor 12,27).

 

Assim pedimos a todos para refletir nesse começo de ano sobre a importância da nossa contribuição, levando em consideração as 4 dimensões que a Paróquia atende em sua comunidade, o que podemos fazer como membros desse Corpo para melhorarmos nessas jornada, e se por algum motivo ainda não tenha feito a experiência do dízimo em sua vida convidamos que vivencie esse mandamento inicialmente procurando os agentes da Pastoral do dízimo em seus plantões no começo e final das celebrações, Paz e Bem.

 

Eder e Patricia

Pastoral do Dízimo

Paróquia São Martinho de Lima