Movimento ECC - Encontro de Casais com Cristo

logo

ECC – Encontro de Casais com Cristo

          O ECC surgiu em 1970 na paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompeia, em São Paulo, tendo como seu fundador o Padre Alfonso Pastore, que sentiu a necessidade de procurar casais afastados da Igreja, amá-los e posicioná-los na comunidade, através da sua integração na pastoral paroquial. Hoje está implantado em quase 5.000 paróquias por todo o Brasil e em diversos países, tendo passado por este Encontro quase 4.000.000 de casais. Diante dessa acelerada expansão e procurando manter vivo o espírito inicial do ECC, fez-se necessária a elaboração de um documento, em nível Nacional, protegendo-o da tentação de mudá-lo ou de efetuar adaptações que o desfigurassem ou o desvirtuassem totalmente, como estava acontecendo na época e ainda hoje. Assim, movidos por este espírito, foi elaborado pelos Casais e Diretores Espirituais de todas as Regiões onde o ECC estava implantado, um documento único, largamente analisado, denominado DOCUMENTO NACIONAL DO ECC, aprovado pela CNBB, com sua 1ª edição publicada em outubro de 1985 (ou seja, 15 anos depois de fundado) e que hoje está em sua 118ª edição, sendo ATUALIZADO, de acordo com as proposições dos Conselhos Regionais do ECC, de 4 em 4 anos.

          O ECC não é uma pastoral, não é um movimento, não tem bandeira, não visa prender a si os casais e nem os casais devem prender-se ao ECC. Ele é uma catequese, um serviço-escola da nossa Igreja, em favor da evangelização das famílias, feito por casais, para casais que vivenciam o sacramento do matrimônio, com o auxílio, a participação e a motivação do Diretor Espiritual. O casal passa pelo ECC, não “é” do ECC. Ao passar, o casal se integra nas pastorais e movimentos para auxiliar a paróquia. Os responsáveis por manter vivo esse serviço dentro da Paróquia são os Casais da Equipe Dirigentes (cinco casais).

          Portanto, entendamos que o ECC não compete com a Pastoral Familiar, com o Movimento de Irmãos, MCC, RCC, TLC e outros. Não divide a paróquia; ao contrário, abastece-a, pois é desse serviço que virão as lideranças e os integrantes da Comunidade Pastoral Paroquial. É importante frisar que o ECC tem uma dinâmica, um carisma, que não pode, em hipótese alguma, ser quebrado ou ignorado. Caso o seja, não é mais ECC.

          O ECC é destinado a casais que podem vivenciar o sacramento do matrimônio. Assim, podemos presentear os casais com todas as maravilhas que o Encontro de Casais com Cristo nos proporciona, jogar as sementes, cuidar do plantio, fazer a colheita, ou seja, despertar nos casais o desejo e a vontade de ajudar na paróquia pois essa é a verdadeira missão do ECC

          Que Deus abençoe a todos e que mais e mais paróquias descubram, entendam e se beneficiem deste serviço que tem a missão de trazer, amar e cuidar!

"ECC é Serviço! E Não Ser Visto!"

Grande abraço e fiquem com Deus!

Saúde e paz!

Equipe de Dirigentes ECC Paróquia São Martinho de Lima