300 Anos de Nossa Senhora

a12
  12 DE OUTUBRO,      DIA DE NOSSA           SENHORA DA            CONCEIÇÃO              APARECIDA

 300 ANOS DE FÉ E            DEVOÇÃO

  Neste mês de outubro, completa-se 300 anos da aparição de Nossa Senhora carinhosamente chamada pelo povo de Aparecida, ocorrida em 12 de outubro de 1717.

  A imagem que foi encontrada em duas partes pelos pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves, nas águas do Rio Paraíba, tornou-se o centro da atenção para muitos brasileiros e estrangeiros, que lá chegavam e chegam até hoje com suas doenças, dores, problemas de ordem pessoal, financeiro e espiritual e com muita fé, pedindo a Virgem Maria que interceda por eles junto a Jesus para alcançarem a graça tão almejada.

  No decorrer desses 300 anos, muitos milagres aconteceram.   

  Como pode aquela imagem tão pequena, atrair a atenção de milhares de devotos? Ela representa muito ao povo brasileiro que na época da aparição vivia o sofrimento da escravidão, da miséria e do desrespeito à vida. E ela aparece com a cor marcante do povo sofrido.

  E a devoção se inicia com as rezas na casa dos pescadores, depois a pequena Capela à beira do Rio Paraíba, seguido pela construção da Basílica Menor, que se tornou pequena para tantos devotos e peregrinos, foi sendo construída a Basílica nova que hoje é o maior Santuário Mariano do mundo. Com fé e a devoção cada vez maior caminham os romeiros a pé, de carro, de ônibus, bicicleta, moto e caminhão em busca do milagre, e também em agradecimento, pagando suas promessas.

  Pelo Santuário passaram e passam milhares de pessoas deste Brasil de meu Deus e estrangeiros que buscam no colo da Mãe Aparecida o aconchego de um abraço através do milagre recebido.

  Visitas ilustres estiveram no Santuário entre as quais os três últimos Papas Joao Paulo II em 1980, Bento XVI em 2007 e o atual Papa Francisco em 2013.

  Assim sendo, é no colo da Mãe Maria, com o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida que o povo se sente abraçado e abençoado por Jesus. Como nos diz o canto: “Dai-nos a benção ó Mãe querida, Nossa Senhora Aparecida”.  

 

 

Nelci Salete Teodoro Alves,

 

Coordenadora da Catequese da Paróquia

Acadêmica de Teologia PUC/PR

Foto extraida do site: www.a12.com.br