TLC

tlc cajuru

 

História do TLC

Em 1964 chega ao Brasil Pe. Haroldo J. Rahm (SJ) vindo de El Paso, Texas, onde já trabalhava com o Cursilho de Cristandade. Ao chegar ao Brasil, participou do 40 Cursilho realizado em Campinas, S. Paulo. A partir deste encontro, Pe. Haroldo começou a atuar como um dos diretores espirituais do Cursilho no Brasil. Por volta de 1967, Pe. Haroldo junto com um grupo de leigos (jovens e adultos), decidi criar uma espécie de Cursilho para jovens. Combinando técnicas dos exercícios espirituais de St. Inácio, da Congregação de Maria, da Legião de Maria, da Ação Católica, documentos do Concílio Vaticano II e do movimento Search for Christian Maturity, surge o TLC. A partir da sua criação, o TLC se espalhou rapidamente por todo o Brasil. Pe. Haroldo e todo o grupo eram freqüentemente convidados a participar de TLCs do Amazonas ao Rio Grande do Sul. Hoje, além de participar do TLC, Pe. Haroldo faz um forte trabalho de recuperação e de prevenção de dependentes químicos na Fazenda do Senhor Jesus em Campinas, enquanto o projeto AE (Amor Exigente) trata da melhora de relacionamento entre pais e filhos, prevenindo assim o surgimento de futuros dependentes químicos. Objetivo O T.L.C. objetiva ser essencialmente um movimento de evangelização, de chamado dos mais afastados da Igreja, de levar as palavras de Cristo a todos em todos os níveis ("Ide pelo mundo e pregai o evangelho a toda a criatura" Mc 16,15). Ele também objetiva despertar uma verdadeira liderança cristã dentro das pessoas, através de uma conversão lenta porém constante. Hoje, mais do que nunca, as palavras de Mc 16,15 ressoam dentro da Igreja Católica. Às portas do Jubileu de N. Senhor Jesus Cristo, tantas e tantas pessoas nunca ouviram falar de Cristo nem conhecem a fundo os seus ensinamentos. Não conhecem a importância dos sacramentos, da Família e da oração. Por isso, leigos de boa vontade, se juntam para levar a um maior número possível de pessoas esses ensinamentos, esta alegria de Cristo. O T.L .C. é um grande e maravilhoso instrumento de evangelização. Durante dois dias completos, leigos de vivência se reúnem para falar das coisas de Deus, para mostrar uma Igreja alegre, viva, entusiástica. O T.L.C. se propõem a isso, através de nosso testemunho no dia a dia (em nossa casa, no trabalho, na escola, etc...) transmitir o verdadeiro evangelho de Jesus Cristo. N. Senhora de Guadalupe, Padroeira do T.L.C., Rogai por nós, e olhai por todos os T.L.C.'s do Brasil. O T.L.C. só faz sentido se estiver a serviço da Igreja em todos os níveis (Diocesano, Vicarial e Paroquial). Por isso o TLC deve, e sempre caminhará, em sintonia com as diretrizes da Igreja Católica e de seus pastores. É isso que nós pretendemos com o TLC, fazer um trabalho conjunto de evangelização pelo crescimento do Reino de Deus ("Por melhor que eu seja, eu nunca serei tão bom ou tão eficiente quanto todos nós juntos" - Pe. Harold). Por Cristo, com Cristo e em Cristo. Alegria.... Sempre mais Alto !

Obs: Texto retirado da Home Page do Secretariado do TLC do Rio de Janeiro

Pe. Haroldo

Pe Haroldo

 

O Padre J. Rahm em 1978, juntamente com Professor Osvaldo Cândido Ferreira e a socióloga Núbia França, fundam a entidade filantrópica então denominada Associação Promocional Oração e Trabalho. Muito antes disso, já desenvolvia trabalhos sociais nos Estados Unidos, país onde nasceu com jovens marginalizados na fronteira com o México. No Brasil desde 1965, naturalizou-se brasileiro em 1986. Já ministrou dezenas de cursos, recebeu diversos prêmios e até hoje ministra o curso de Yoga Cristã e apresenta um Programa de TV na Rede Vida de Televisão. O FUNDADOR Padre Haroldo Rahm, SJ, um iluminado, criativo, obstinado, amoroso e Terrível Jesuíta!

Trabalhos Realizados:

Autobiografia: Este terrível jesuita - Rahm, Harold – Ed. Loyola. Nasceu em 22 de fevereiro de 1919 em Tyler, Estado do Texas nos EUA.

1952-1964 - Trabalhou com jovens e adolescentes marginalizados na Zona Chamizal na cidade de El Paso e fundou o "Our Lady's Youth Center", que funciona até hoje.

1964 – Chegou ao Brasil e veio para Campinas.

1965 – Criou o Movimento de Liderança Cristã – TLC que se espalhou pelo Brasil todo e chegou à Itália e até hoje trabalha na formação e desenvolvimento de jovens lideranças cristãs – TLC de Campinas.Fundou o Centro Social Presidente Kennedy em Campinas que tem dado formação profissional a dezenas de milhares de jovens e adolescentes até hoje.

1972 - Fundou o movimento da Renovação Carismática no Brasil - RCC.

1978 - Fundou em Campinas a Comunidade Terapêutica Fazenda do Senhor Jesus para o tratamento e recuperação de adultos dependentes químicos e de álcool.

1984 - Implantou o Movimento "Amor Exigente", adaptação ao Brasil do Movimento "Tough Love" dos Estados Unidos e que hoje está presente em todo Brasil, Argentina, Uruguay, através da FEAE trabalhando a prevenção e apoio às famílias Amor Exigente.
Fundou o CEPROMM - Centro de Estudos e Promoção da Mulher Marginalizada no Jardim Itatinga em Campinas CEPROMM Centro de Estudos e Promoção da Mulher Marginalizada - CEPROMM

1990 - Co-fundador da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas – FEBRACT

1992 - Fundou a Federação Latina Americana de Comunidades Terapêuticas - FLACT

2000 – Encabeçou a Campanha da Fraternidade: "Por um mundo sem drogas" gerando um alerta nacional e dentro das comunidades religiosas para a questão da drogadicção. Fundou a Pastoral da Sobriedade - uma ação concreta da Igreja católica que evangeliza pela busca da Sobriedade como um modo de vida www.sobriedade.org.br.

2006 – Iniciou a Campanha de Prevenção às drogas através da Espiritualidade um movimento ecumênico que chamou-se "Fé na prevenção" e gerou uma cartilha de orientação a religiosos e famílias publicada pela SENAD (Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas).

2007 – Iniciou cursos de Yoga Cristã, levando esta prática a várias cidades do Brasil. Yoga significa união com Deus, com a natureza e consigo mesmo.

2010 - Fundou o Programa Além da Rua em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas para enfrentamento à situação de rua com serviços de abordagem de rua e serviços de acolhimento de meninos e meninas que estão vivendo nas ruas da cidade.

 

 

 

RETIRO DIAS 07,08 E 09 DE JULHO

FICHAS PARA O RETIRO COM AS COORDENADORAS: JULLY, SUELLEN E MARIA IZABEL